Fiat inaugura Casa 500 Virtual

Em comemoração ao 63º aniversário do 500, Fiat inaugura A Casa 500 Virtual. 

Um museu em ambiente digital onde se pode descobrir o passado, o presente e o futuro do ícone italiano. 


Sessenta e três anos passaram desde o 4 de julho de 1957, dia em que a Fiat apresentou ao mundo um dos seus mais amados modelos: o 500. O lendário “Cinquino” afirmou-se de imediato como ‘love brand’, autêntico fenómeno social e embaixador em todo o mundo dos produtos Made in Italy. O seu sucesso foi reconhecido em 2017, quando um Fiat 500 da primeira geração – que nos anos cinquenta ofereceu ao povo italiano mobilidade e liberdade – foi acrescentado à coleção privada do Museum of Modern Art (MoMA) de Nova Iorque, templo de arte e design de fama mundial. Com a segunda geração, de 2007, o Fiat 500 tornou-se um ícone da moda e do estilo italianos que conquistaram o mundo. Chegado a 2020, o Novo 500, agora na terceira geração, está pronto para, mais uma vez, revolucionar a mobilidade urbana em nome da sustentabilidade, com toda a sua carga de inovação e de tecnologia. Agora, tal como então, é preciso recomeçar com aquela energia positiva que só o estilo italiano consegue libertar. Haveria algo melhor para contribuir para essa mudança do que um novo Fiat 500?


Casa 500 Virtual: um museu virtual para celebrar o nascimento de um ícone

As comemorações iniciaram-se hoje, 4 de julho de 2020 – data do aniversário do 500 –, em Turim, local de nascimento da primeira geração de uma viatura lendária, onde tudo começou. A produção do Novo 500 arrancou nas linhas de montagem completamente renovadas da fábrica de Mirafiori, com o quarto piso do museu de arte Pinacoteca Agnelli, no complexo do Lingotto, a acolher a Casa 500 Virtual. Esta é a grande surpresa da Fiat para celebrar o seu ícone. 


Um museu virtual que mostra o passado, o presente e o futuro do 500, numa exposição permanente que pode ser visitada a partir do próprio smartphone, PC ou tablet. É uma viagem dinâmica que nos leva da década de 1950 até aos nossos dias, narrando uma história que é de todos nós, exatamente como o 500.


Gostaríamos de vos convidar para uma exibição privada da “Casa 500” nas instalações da Pinacoteca no Lingotto, que deverá abrir na primavera de 2021. A mudança requer o conhecimento das origens, das raízes e da própria casa. A casa do Fiat 500 tem sido Mirafiori, mas a primeira foi o Lingotto, local de nascimento do primeiro 500, o 500A Topolino, em 1936: a Pinacoteca – que tem a Fiat como principal patrocinador – é o único lugar que poderia acolher esta comemoração. A ligação da marca à Pinacoteca Agnelli é uma questão de partilha de história e valores. Afinal, tanto a Fiat como a Pinacoteca deram visibilidade internacional à cidade de Turim, já que serviram de embaixadoras de Itália em todo o mundo.


No ambiente digital da Casa 500 Virtual, tudo está à distância de um clique: as 11 áreas temáticas – The Legacy; Made of Italy; New 500 One-offs; Diary of an Icon; A Journey through 3 Generations; New 500 Experience; 500 Design Story; A Story of Social Relevance; The Future Starts Here; 500 Vintage Vibes; Open for Change – levam o visitante numa imersiva viagem através do mundo do 500, evocando memórias, sonhos e sentimentos. A primeira área, focada no legado industrial e cultural do Fiat 500, relata o modo como o intemporal ícone pop interpretou as necessidades de três gerações: do 500 democrático de 1957 ao modelo individualista de 2007, até à versão elétrica de 2020. Uma viagem que começou em Turim em 1957 e que viria a conquistar o mundo. Um percurso ao longo de três gerações do modelo, criação de mentes visionárias e da sua ingenuidade que pode também ser observada nos ícones do design italiano exibidos na área do “Made of Italy”. Estes objetos, entre os quais está o Fiat 500, subverteram regras de design e mudaram perceções. A zona histórica inclui uma publicação multimédia de memórias para explorar a riqueza dos conteúdos – entrevistas, publicidade, eventos e prémios – que fizeram do Fiat 500 uma estrela internacional. Uma coleção inconfundível de esboços e imagens descreve a evolução do design e a aventura criativa que deu vida a três gerações do modelo compacto da Fiat. Passa-se, então, à área centrada no Novo 500: a verdadeira estrela do espetáculo, um ícone de cultura italiana a descobrir em pormenor através de uma Experiência em 3D. O mais carismático citadino é apresentado aos visitantes numa exibição de potência elétrica e emocional ao serviço da sustentabilidade ambiental. A área dedicada aos “One-offs” apresenta as três exclusivas interpretações do Novo 500 segundo a Armani, a Bvlgari e a Kartell: obras-primas intemporais caracterizadas pela qualidade artesanal e pela sustentabilidade.  No fim desta incrível viagem, é altura de fazer uma pausa na “Chill Zone”, um local para relaxar sob uma montagem no teto que faz lembrar um enorme céu estrelado: o Novo 500 tem um contributo a fazer para manter os céus de todas as cidades mais límpidos e mais tranquilos.